MOLHO “ALLA MARINARA”

Dificuldade: 👨🏻‍🍳 / Categoria: Básico / Custo: $ / Ingrediente Principal: Tomates / Tempo de Preparo: 15 min / Rendimento: 700 g / Origem: Itália

O termo “Marinara” em italiano, ao pé da letra significa “navegante”. Na pratica está mais para “estilo de mar” ou “estilo marinheiro”. O nome está ligado à preferência que os marítimos italianos, durante suas longas viagens pelo mar, demonstravam por esse molho. Há muitas histórias sobre a origem do molho Marinara original, mas a primeira referência  bibliográfica sobre essa receita somente surgiu quando da publicação de “Lo Scalco alla Moderna” − O Mordomo Moderno − que foi publicado em dois volumes, o primeiro em 1692 e o outro em 1694, de autoria do chef italiano Antonio Latini, que foi o Mordomo de Don Stefano Carillo Salcedo, primeiro ministro do Vice-rei espanhol de Nápoles no período, Francisco de Benavides.

OS UTENSÍLIOS

1 Balança de Precisão Culinária;

Balança de precisão culinária

1 Tábua de corte;

Tábua de corte

1 Faca do chef;

Faca do chef

1 Copo medidor de volumes;

Copo medidor de volumes

Fogão;

Fogão

1 Panela média (2,2 l);

Panela média

1 Espátula.

Espátula

A RECEITA

Ingredientes

Preparo

  1. Levar uma panela média à chama de intensidade baixa. Acrescentar o azeite e o alho e fritar lentamente.
  2. Quando estiverem dourados, adicionar os tomates lavados e picados, misturar com espátula e deixar em cozimento até reduzir e transformar-se em molho.
  3. Misturar bem, temperar com sal e adicionar o orégano e a salsinha apenas após retirar a panela da chama.

DICA(S)

  • Tradicionalmente o molho Marinara é servido quente, no entanto pode ser o molho ideal para pizza− chamada de “Pizza alla Marinara”. Nessa receita, deve ser espalhado frio sobre a massa, sem as ervas aromáticas que devem ser adicionadas mais tarde, no final do cozimento, para evitar que liberem sabor amargo do molho.

Deixe um comentário

Rolar para cima