A TECNICA DE PREPARO DAS LULAS

Dificuldade: 🧑🏻‍🍳 / Categoria: Básico / Custo: $ / Ingrediente Principal: Lulas / Tempo de Preparo: 30 min / Rendimento: Nenhum / Origem: Internacional

Lulas são moluscos cefalópodes pertencentes à ordem Teuthida, muito apreciadas na gastronomia mundial. É um molusco de sabor mais suave que o polvo e maior valor nutricional.

Diferente da maioria dos frutos do mar, as lulas não possuem casca externa dura. Se caracterizam por apresentar corpo alongado, com tentáculos com ventosas, um manto que abriga os órgãos internos e uma estrutura esquelética interna chamada de “pluma”. Apresentam uma coloração que varia entre tons de azul, verde e marrom, que podem mudar rapidamente devido a suas células cromatóforas, permitindo camuflagem. As lulas são predadoras eficientes e se alimentam de peixes e crustáceos.

São encontradas em mares e oceanos do mundo, geralmente em águas temperadas e tropicais. No Brasil, as espécies de lulas mais consumidas na gastronomia são a lula-comum (Loligo vulgaris) − uma das mais comuns e muito consumidas em pratos como a lula à doré, grelhada ou em ensopados.

E a lula-gigante (Dosidicus gigas) que embora não tão comum é muito procurada para uso em algumas receitas devido a seu tamanho e sabor.

Para a gastronomia, as lulas são um produto bastante versátil e podem ser preparadas grelhadas, fritas, recheadas ou em pratos específico como a Paella.

OS UTENSÍLIOS

1 Balança de Precisão Culinária;

Balança de precisão culinária

1 Faca do chef;

Faca do chef

Fogão;

Fogão

1 Panela grande;

Panela grande

1 Faca de legumes ou frutas;

Faca de legumes ou frutas

1 Escorredor;

Escorredor

Panos de cozinha;

Panos de cozinha

1 Bowl grande (2,5 L);

Bowl grande

A RECEITA

O PRÉ PREPARO DAS LULAS

  1. Lavar muito bem as lulas em bastante água corrente.
  2. Sobre uma tábua de corte e com muito cuidado “puxar” e separar os tentáculos e vísceras dos corpos das lulas. (ao “puxar” os tentáculos as vísceras costumam sair também com facilidade). Reservar os corpos “tubos” e tentáculos.
  1. Com muito cuidado retirar a estrutura esquelética (a “pluma”) do interior de cada lula.
  1. Lavar muito bem os “tubos” tanto externamente quanto internamente. Com o auxílio dos dedos “tatear” bem o interior da lula para assegurar que foram retiradas todas as vísceras das lulas.
  2. Retirar a pele e nadadeiras dos “tubos” das lulas. Basta puxar delicadamente,
  1. Lavar bem em água corrente. Reservar as nadadeiras descartar as peles.
  2. Com o auxílio de uma faca do chef cortar os tentáculos das lulas um pouco abaixo dos “olhos”.
  1. Descartar a parte das vísceras reservar os tentáculos.
  2. Retirar o “olho” que ainda permanece nos tentáculos.
  1. Descartar os “olhos”. Lavar muito bem os tentáculos e reservar junto com as nadadeiras.
  2. Novamente com o auxílio da faca do chef e sobre a tabua cortar os tentáculos e nadadeiras em pequenos cubos (de aproximadamente 3 mm de lado). Reservar para o uso.

LULAS PREPARADAS PARA RECHEAR

Após preparar as lulas como acima as lulas estarão prontas para recheio.

LULAS EM ANÉIS

Após o pré preparo das lulas como acima, sobre uma tábua de corte e com uma faça do chef cortar as lulas no sentido transversal ao “tubo”. A largura dos anéis é função da receita especifica.

LULAS PARA GRELHAR

Após o pré preparo das lulas como acima, sobre uma tábua de corte e com uma faça do chef realizar cortes “parciais” no sentido transversal ao “tubo”, com o cuidado de não separar os pedaços. A largura dos anéis é função da receita especifica. Assim as lulas não vão se contrair e deformar.

Deixe um comentário

Rolar para cima