Categoria: Básico / Ingrediente Principal: Fava de baunilha / Dificuldade: 👨🏻🍳 / Custo: $$$ / Tempo de Preparo: Nenhum / Rendimento: Nenhum / Origem: Nenhum

Baunilha é o aroma mais vendido no mundo e um dos sabores preferidos em diversas categorias de alimentos e bebidas.
A baunilha em fava é a matéria-prima natural para o preparo desses produtos. Isso justifica sua alta demanda pela indústria seja nos setores da alimentação, cosméticos, perfumes e até de produtos para casa.
A baunilha é uma vagem extraída da orquídea vanilla planifólia, natural do México. O maior produtor mundial de favas de baunilha, responsável por 80% da baunilha utilizada em todo o mundo é Madagascar, na África, um país composto por algumas ilhas no Mar Indico, próximo a Moçambique. Também há produção no Brasil em regiões como o Sul da Bahia e em Minas Gerais.
Parece existir mais de 150 variedades diferentes de orquídeas vanillas. As de relevância comercial são a Bourbon e Tahitian.
O tipo Bourbon é a fava de baunilha “original”, é a variedade que os espanhóis levaram do México para a Europa e a mais comum de se encontrar. A fava dessa variedade de baunilha é rica em sabor e equilíbrio, tem aroma intenso e é a mais adequada para a extração de sabor.
Trata-se de um produto bastante valorizado devido ao longo período necessário para a produção. São de três a quatro anos para o amadurecimento das plantas e as flores abrem apenas uma vez ao ano. Além disso a polinização da planta e a colheita tem que ser feitas à mão, uma a uma. As favas são tratadas, desidratadas e armazenadas adequadamente por vários meses para acentuar o sabor, para posteriormente ser comercializadas.
Trata-se de uma especiaria extremamente cara, que só é superada em custo pelo açafrão espanhol.
COMO USAR A FAVA DE BAUNILHA

Uma boa fava de baunilha deve apresentar coloração castanho-escuro, ser firme e flexível.
Ao segurar por alguns instantes uma fava de baunilha na mão, você deve sentir o aroma residual da especiaria persistente em suas mãos.
Então, para extrair todas as propriedades da fava de baunilha você deve…
- Sobre uma tábua de corte e com a ajuda de uma faca de legumes ou frutas cortar as pontinhas das extremidades da sua fava de baunilha.

- Depois, cortar a fava ao meio no sentido de comprimento.

- Com a ponta da faca, ou com uma pequena colher de sobremesa, sem aplicar muita força, raspar a fava com cuidado, para retirar suas pequeninas sementes.

- Essas pequeninas sementes são as grandes responsáveis por trazer o aroma característico às receitas.

- Depois de abrir a vagem e raspar as sementes a fava de baunilha está pronta para usa-la em sua receita.
- Para extrair todo o sabor e aroma das favas de baunilha para suas receitas, em geral, é necessário leva-las à chama de intensidade moderada.
O EXTRATO DE BAUNILHA
O extrato de baunilha é um produto natural elaborado a partir das próprias favas de baunilha. Embora seja mais comum encontra-lo na forma liquida também pode ser encontrado em forma de pasta ou gel.
É um produto concentrado que preserva muito bem as características naturais de aroma e sabor das favas de baunilha. Na forma liquida, algumas poucas gotas em geral são suficientes para aromatizar e saborizar as receitas.
O extrato de baunilha é bastante mais acessível que as favas de baunilha embora seu custo ainda seja considerável.
Para preparar seu extrato de baunilha caseiro e aproveitar integralmente suas favas de baunilha, após usa-las em suas receitas, é só retira-las, lava-las bem em água corrente e transferi-las para um recipiente limpo de vidro (de preferência escuro) com álcool de cereais suficiente para cobrir as favas, fechar o vidro e conservar em ambiente fresco e sem muita iluminação. Após alguns dias seu extrato de baunilha caseiro estará pronto para usar.

DICA(S)
- As favas também podem ser utilizadas para preparar açúcar baunilhado, excelente para adoçar, preparar bolos, biscoitos, cremes, doces, etc.
- Também é possível triturar as favas de baunilha e transforma-las em “areia”, perfeita para aromatizar e decorar pratos.
A ESSÊNCIA DE BAUNILHA
A essência de baunilha é um produto sintético artificial com aroma e sabor de baunilha pela adição da vanilina produzida a partir de outros vegetais que não a vanilla planifólia.
Naturalmente a essência de baunilha não apresenta a complexidade de sabor nem as sementinhas características da fava.

O custo da essência de baunilha bastante mais reduzido por isso é o ingrediente mais empregado em receitas caseiras e em produtos industrializados.
CUMARU, A BAUNILHA AMAZÔNICA
O cumaru é originário de uma grande árvore da região amazônica. O cumaru, fruto dessa árvore da família das leguminosas, também é chamado de fava do cumaru ou de fava tonka.

Originalmente o cumaru era usado no Norte do Brasil para fins fitoterápicos e com o passar do tempo passou
a fazer parte do cenário gastronômico − atualmente o cumaru é a baunilha brasileira.
Saborosa, aromática, tendendo para o adocicado, o cumaru pode ser usado na confeitaria como substituto da especiaria tradicional trazendo um certo toque de brasilidade.